Pela primeira vez, uma mulher recebeu a maior honraria concedia pela ABM.

Com o auditório lotado e a presença de importantes personalidades do setor, foi dado o pontapé inicial da ABM WEEK 2018. A cerimônia de abertura da Semana, que é o principal evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração aconteceu no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira, 2 de outubro.

“A expectativa é a de que tenhamos a melhor ABM WEEK da história com recorde de público e debates do mais alto nível”, disse Sérgio Neves Monteiro, presidente do Conselho de Administração da ABM, celebrando o fato de que essa edição do evento bateu, mais uma vez, o recorde de trabalhos técnicos submetidos.

Para exemplificar a importância do trabalho realizado pela ABM para o desenvolvimento tecnológico do setor, Monteiro citou o Journal of Materials Research and Technology (JMRT), criado há apenas cinco anos e que, em função do seu fator de impacto, já se consolidou como o número 1 do Brasil entre as publicações técnicas em todas as áreas do conhecimento.

A relevância da ABM WEEK para a geração de conhecimento e de inovação também foi enfatizada por Sérgio Leite de Andrade, coordenador geral da ABM WEEK 2018 e presidente da Usiminas. Segundo ele, “eventos como esse são fundamentais para ajudar as empresas a estarem prontas para um novo ciclo de desenvolvimento que deve ter início a partir de 2019”.

Homenagens

A cerimônia de abertura da ABM WEEK 2018 ficou marcada pela distribuição de premiações e honrarias. Concedida a cada três anos, a Medalha Vicente Chiaverini Mérito em Processos foi entregue ao engenheiro metalúrgico Stephan Wolynec. Doutor em Metalurgia pela University of Sheffield, Wolynec é professor titular da Escola Politécnica da USP e ex diretor técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). “Estou muito feliz com essa homenagem, que gostaria de compartilhar com todos os profissionais que trabalharam comigo, em especial no Laboratório de Corrosão, e aos meus orientados”, disse Wolynec.

A Medalha de Mérito ABM, instituída pela entidade desde 1944, foi concedida, esse ano, à engenheira metalúrgica Iêda Vieira Caminha, primeira mulher a receber a honraria. Com longa carreira no INT (Instituto Nacional de Tecnologia), onde atua desde 1976, a engenheira é vice-diretora do Instituto. Associada à ABM desde 1988, Iêda também é diretora da Regional ABM Rio de Janeiro. Dirigindo-se principalmente aos jovens engenheiros e estudantes ela agradeceu ao Conselho de Administração da ABM pelo prêmio e ressaltou: “Com a engenharia é possível levar o Brasil à independência tecnológica e ajudar o país a superar crises”.

 Sobre a ABM WEEK

Com uma programação vasta que inclui plenárias, painéis e sessões técnicas, a ABM WEEK 2018 promoverá debates sobre o estado-da-arte em diferentes áreas de conhecimento e abordará temas de grande interesse das organizações. Entre eles, destacam-se a inovação como alavanca do desenvolvimento, a 4ª Revolução Industrial em curso, o uso de metálicos não-ferrosos para a produção de carros elétricos, a maximização da eficiência energética e o desenvolvimento sustentável na mineração e na siderurgia.

A expectativa é a de que a Semana atraia mais de mil e quinhentas pessoas do país e do exterior, criando um campo fértil para troca de conhecimento, networking e geração de negócios.

A ABM WEEK é composta por onze eventos bastante tradicionais da ABM: 73° Congresso Anual da ABM, 55° Seminário de Laminação e Conformação, 49° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, 48° Seminário de Redução, 19° Simpósio de Mineração; 6° Simpósio de Aglomeração; 37° Seminário de Logística; 39° Seminário de Balanços Energéticos; 33° Encontro de Produtores de Gases Industriais; 22° Seminário de Automação e TI; além do 18° Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

Serviço

ABM WEEK 2018

Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

Data: de 2 a 4 de outubro de 2018

Local: Pro Magno Centro de Eventos (Av. Prof. Ida Kolb, 513- Jardim das Laranjeiras – São Paulo / SP)

Informações e inscrições: https://abmweek.com.br/

Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

Paula Gomes – paula@abmbrasil.com.br

Hildeberto Alves Jr – hildeberto@abmbrasil.com.br

Tel (11) 5534-4333 | ramal 137

www.abmbrasil.com.br

Fonte: abmlink.abmbrasil.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *