A REM adota a avaliação a cegas por pares. Embora seja permitido aos autores a indicação de possíveis avaliadores para o artigo, algumas medidas foram tomadas para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, (ver instruções abaixo: Indicação Obrigatória De Revisores). Para completar as precauções é proibido que o Editor Associado e autor tenha a mesma origem.
Em consonância com a Ciência Aberta a SciELO considera três opções de avanço da abertura de peer-review, a REM oferece aos autores/revisores de comum acordo, a critério do Editor Associado, aceitarem as referidas opções de avaliação por pares:
A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-cega. Contudo, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta
A REM de forma gradativa vem se alinhando com o atendimento de aceitar manuscritos previamente depositados em repositório de preprints. Um preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico.
Essa prática se junta à da publicação contínua como mecanismos para acelerar a comunicação das pesquisas. Os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos. O uso dos preprints é uma opção e escolha dos autores e cabe aos periódicos adaptarem suas políticas para aceitar a submissão de manuscritos previamente depositados em um servidor de preprint reconhecido pelo periódico.
Diante da necessidade de um processo de comunicação transparente entre autores e leitores, a REM - International Engineering Journal especifica a sua política de publicação prévia:
A REM recomenda que todos os dados de pesquisa estejam públicos em repositórios no momento da submissão ou que se tornem públicos quando da publicação do artigo. Caso os autores optem por manter os dados de pesquisa fechados, será necessário apresentar justificativa no momento da submissão do manuscrito, que será analisada pelo Editor-chefe. A História da Historiografia recomenda que sejam preferencialmente utilizados repositórios de dados das instituições nas quais um dos autores esteja vinculado ou outros repositórios de dados confiáveis.
Observação: A REM manterá o valor da taxa de conversão do dólar/Real inalterada por três meses.
O sistema ScholarOne/SciELO verificar a similaridade (Duplicate Submission Check), e compete ao Editor Associado, depois de analisar os fatos, aceitar, ou não, o percentual mostrado pelo software.
A REM adota também o Plagiarism Check, que passa pela análise do Editor Chefe e do Editor Associado.
A equipe editorial da REM, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a REM observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.
Quando aplicável em casos especiais, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.
Autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. E concedem a REM o direito de primeira publicação.
Autores de artigos publicados pela REM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
A REM, atualmente, é financiada Fundação Gorceix (https://site.gorceix.org.br/)