A REM – International Engineering Journal (antiga REM – Revista Escola de Minas) é a primeira revista técnica da América do Sul do setor Mínero-Metalúrgico. Foi fundada em janeiro de 1936 pelos estudantes da Escola de Minas de Ouro Preto e, desde então, vem se especializando em publicar artigos técnicos-científicos nas áreas da Engenharia Civil, Geologia, Metalurgia & Materiais e Mineração e Mecânica & Energia. Atualmente, a REM é uma publicação oficial da Fundação Gorceix.
Desde 2001, a REM faz parte da Coleção SciELO Brasil, passando a fazer parte das publicações de Ciência Aberta. O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública, permitindo acesso gratuito a todos artigos publicados, em todos os domínios do conhecimento da revista.
Em conformidade com as diretrizes de Ciência Aberta, a REM adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores, revisores e autores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados.
A REM, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais disponibilizados em repositórios online abertos de confiança caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa
informação deve ser indicada no manuscrito, em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos. A REM requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria.
A REM incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.
Este periódico segue o modelo Gold Open Access. Formulário sobre conformidade com a <a href=”https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx” target=”_blank” rel=”noopener”><strong>Ciência Aberta</strong></a>
A REM – International Engineering Journal é a primeira revista técnica do setor mínero-metalúrgico da América do Sul, fundada em janeiro de 1936 pelos estudantes da Escola de Minas de Ouro Preto.
Um dos factores que demonstram a importância do REM é o número de acessos ao seu site na Internet, cerca de 4,3 milhões de telespectadores, tendo alguns artigos recebido até 170 mil visitas.
A REM segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.
O objetivo da REM é de servir como meio de publicação para trabalhos originais e técnico-científicos dos pesquisadores nacionais e estrangeiros naquelas áreas. Contribuições originais (artigos e cartas) são aceitas, e artigos de revisão.
A REM aceitará artigos das seguintes áreas do conhecimento da Engenharia:
A REM dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta ética e moral condizente com a editoração cientifica da revista, seguimos as Diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics).
A prevenção da negligência é uma das responsabilidades do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceita na REM. Além disso, a REM tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista e os revisores. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.